Páginas

sexta-feira, 9 de março de 2012

Jabuti Piranga

Para inaugurar o blog, começarei falando sobre uma espécie de "tartaruga" muito conhecida, o Jabuti Piranga.

 O Jabuti Piranga é uma espécie de quelônio terrestre, que possuí escamas vermelhas nas patas e na cabeça, as quais deram origem ao seu nome em inglês "Red-footed Tortoise" . Apesar de ser muito parecido com o Jabuti Tinga, o que os difere é a coloração das escamas, que no Tinga é amarela, e no Piranga é vermelha. O tamanho e o peso dos dois também são bastante diferentes , o Piranga , desde que bem alimentado, e quando tem acesso ao sol, pode chegar a medir de 30 à 35 cm, enquanto o Tinga pode chegar a medir 60 cm ou mais. Mais, por enquanto não iremos falar sobre o Jabuti Tinga.
    Os jabutis piranga habitam as regiões Nordeste, Centro-oeste, Sudeste e Sul como também em menor ocorrência em outros países sul americanos, onde vivem em ambientes de florestas, campos e caatingas.
   Os Jabutis Pirangas podem atingir os 80 anos, porém chegam facilmente os 100, ao contrário do que as pessoas pensam, eles não são animais tão resistentes, e requerem cuidados.
  Eles são animais pacatos, geralmente ficam escondidos dormindo, não costumam interagir muito com seus donos, portanto não são animais para crianças, pois não gostam muito de serem manuseados.
 A alimentação deles costuma ser bem variada, sendo 85% de vegetais ( folhas de mostarda, folhas de beterraba, agrião, couve, rúcula, salsa, salsão, brócolis, espinafre, repolho, amora, cenoura, pétalas de rosas, folhas e pétalas de hibiscos, sementes de feijão branco e feijão verde, ervilhas, lentilhas, milho, legumes variados, como a cenoura, beterraba, vagens, abóboras, batata doce, etc. Cada animal deve apresentar preferência por determinados alimentos, porém deve-se sempre variar para garantir uma boa alimentação, deve se ter cuidado com a alface, pois pode causar diarréia.), 10% frutas ( uva, abacate, maçã, pêra, abacaxi, morango, manga, mamão, melão, banana, tomate, figo, melancia, amora, nectarina, pêssego, etc. Frutas são alimentos compostos de bastante vitaminas e açucares, sendo essencial para uma boa alimentação, porém deve-se evitar excesso de algumas frutas como o mamão, pois pode provocar problemas intestinais, sendo novamente importante a variação das frutas oferecidas.), e 5% proteina animal (ração para tartarugas, suplementos alimentares, carne moída crua, ração de cachorro, ração de gato ( em pequenas quantidades ), ovos cozidos com casca, insetos ( tenébrios monitores, minhocas...), etc). Vale resaltar, que jamais de alface para o seu animal, pois alface causa diarréia.
 Os machos de Jabuti Tinga são em geral maiores que as fêmeas, a partir dos quatro anos de idade já podem ser diferenciados das fêmeas, onde o plastrão ( parte inferior do casco ) é côncavo ( voltado para dentro ) e nas fêmeas é plano ou bem pouco convexo. Em idades inferiores aos 4 anos de idade, os machos ainda não apresentam a concavidade, sendo necessário exame de sangue para diferenciação do sexo.
 Uma coisa importante é que "Jabuti não é tartaruga", ou seja, ele não nada, pois a pata dele não é apropirada para viver na água, é possível ver em tartarugas aquáticas (Cágados, Tigre D'agua) que a pata deles é apropriada para nadar, pois seus dedos são grudados.

Bom, por hoje é só.

2 comentários:

  1. olha gosteu muito desse texto acima vai me ajudar muito, mas eu tenho um jabuti piranga aqui em casa, e queria saber a idade aproximada dele sera q tem como eu descobrir..e sera q tenho q registrar ele no ibama ou nao . grato.......

    ResponderExcluir
  2. e qual o tempo certo pra comprar uma femea pra ele,,,e onde eu encontro pra comprar

    ResponderExcluir